quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Pra quê?

Como somos curiosos em relação a quem fez parte do nosso passado...
Talvez o melhor lugar para esses afetos ainda seja a lembrança.

O orkut e outros meios virtuais propiciam esse "retorno ao passado". Não é muito difícil encontrar um antigo professor, um ex vizinho, um colega da alfabetização ou o primeiro namorado.

O que exatamente nos leva a essa procura? Será saudade, curiosidade em relação ao que a pessoa faz ou em relação à lembrança dela de nós? Os motivos variam. Quase invariável é a questão que se coloca depois - o que mesmo me fez querer saber sobre essa pessoa? Que diferença isso faz na minha vida hoje? Pra quê?

Invariavelmente esses reencontros não levam à retomada de uma grande amizade ou à mudança de algo que tenha real importância. Há exceções, é claro. Quem sabe você descobre que tem mais afinidade, hoje, com aquele cara da escola com quem mal falava oi? Exceções.

Então, afinal, por que querer trazer o passado de volta? Será nossa mania contemporânea de não poder perder nada, de querer tanto e sempre mais de quase tudo?

Quantos daqueles seus 798 amigos do orkut são realmente alguém na sua vida?

2 comentários:

Aline Miranda disse...

Caroline se aprofundando no assunto tão corriqueiro...
:)

Realmente...tem pessoas no meu orkut que eu tenho o maior carinho, mas que ficam como recordações num álbum virtual. Mas por outro lado o orkut me aproxima de amigos com os quais o contato físico é difícil...

Essa curiosidade em relação ao outro é engraçada... porque não passa de uma curiosidade, relamente não altera a vida do presente...

mas...é pelas pequenas excessões que o orkut ganha meu ponto.rs

to com saudade!

Giselle disse...

É a mania que as pessoas têm de conferir a vida alheia, e o orkut é campo fértil pra isso.
Alguns por mera curiosidade, outros, talvez, na tentativa de comparar com a sua, a ver se é mais ou menos feliz, mais ou menos realizado(a), sei lá...