sábado, 14 de janeiro de 2012

"A pele que habito" *

* filme de Almodóvar e ótimo título para este post.


(Autorretrato - grafite e pastel oleoso sobre papel - início em algum dia de 2006, término em 15/01/2012)


Olá tudo que gosto! Voltei!

"Meu coração lá de longe faz sinal que quer voltar." 1

Nunca tinha montado esse "quebra-cabeça", sempre fazia quadro a quadro. Agora resolvi colocar na parede e descobri seu real tamanho (1m50x1m68).

A questão não é que "o todo é maior que a soma das partes", e sim, que a soma das partes é maior do que eu supunha.

Pronto, agora posso voltar a seguir pelo meu caminho; depois de pegar atalhos desérticos com tempestades de areia, sol escaldante, miragens, pouca água e pouca sombra, ambiente árido e raríssimos oásis.

"Partir para o deserto | É partir | Para o mais longe | De si mesmo." 2

Mas, a bagagem não vem vazia, desertos ensinam, ninguém sai impune deles.

"No deserto, a criatura humana se despoja de si, enfrenta seus demônios e forja a própria identidade." 3

De volta. Melhor.

"A paz invadiu o meu coração." 4


1 Arnaldo Antunes
2 Jean-Yves Leloup
3 Idem
4 Gilberto Gil


Sobre a feitura ou modo de fazer:

Acertar a colocação não é fácil.
É preciso precisão.
Uma mínima diferença põe o todo a (se) perder.
E é preciso começar de novo, um a um, questão de milímetros.
O tempo do relógio não é suficiente.

O colorido surge, olhos e boca.
Não é fácil.
A boca é a última cor a se formar.
Dificuldade.

Boca - lugar da voz, do sopro.

8 comentários:

Marcos Cavalcanti disse...

Alguém escreveu sobre a boca "O que houve com a boca, porque se fosse o que ouve com a boca a resposta seria conhecida: nada! Pois a boca, embora exista, não ouve.".
Um belo jogo de palavras que poderiam ter saido da boca... Mas prefiro uma poesia que vi escrita num muro na cidade do México: "Gasta-me os lábios"!!!!

PARABÉNS!!!!! FICOU LINDO!

Érima de Andrade disse...

Ficou lindo! Uma longa gestação, mas o resultado ficou muito bom! Parabéns!!!!

Juliana Veiga disse...

imensamente feliz por vc!

Claudia Sciré disse...

muito bonitos! o autoretrato e a reflexão

Caroline Tavares disse...

Marcos, também prefiro poesias!

Érima, gestação no deserto, mas vingou!

Ju, meu oásis, obrigada! :)

Claudia, saudade, boa reflexão né? Depois falamos.

Gi disse...

Demorei (quase tanto quanto o seu retorno-arte) para passar por aqui, mas cá estou, mami. Eu precisava de tempo e cabeça leve para te ler e só agora consegui isto!
Adorei o seu auto-retrato...as cores então, são como o oásis no deserto!
Quanto a sua reflexão, tenho a dizer que entendo bem e concordo. Acho que a minha dissertação tb caminha por desertos, exílios e oásis! Obrigada por ser você!

Caroline Tavares disse...

Gi, querida, se eu puder te aliviar em algum momento da sua jornada, serei muito feliz! Vc é meu oásis e meu amor!! Bjs

Caroline Tavares disse...

A citação 1: "Meu coração lá de longe faz sinal que quer voltar", é do poema Além Alma de Paulo Leminski; Arnaldo Antunes musicou, o que me fez cometer o imperdoável de não citar Leminski.