sábado, 18 de fevereiro de 2012

É carnaval

Fui caminhar na areia. Atravessei a praia e cheguei junto ao mar. No ipod Lenine, Marisa Monte, mas, as ondas queriam conversar. Desliguei a música. O som do mar me ganhou. Observar o mar com suas ondas calmas insistindo, vez ou outra, em elevar a maré; o céu ainda claro querendo anoitecer com suas nuvens rosas; a outra cidade ao lado com suas montanhas e luzes; crianças e seus montinhos de areia; pessoas passeando, admirando, fotografando, pescando, brincando. A praia tem seu próprio ritmo e hoje ritmo tranquilo de gente que parece só querer aproveitar a vida, o momento; sem os circuitos e seus bambolês e pessoas correndo de costas e pulando cones. Presença. Me senti (n)aquele cenário, (n)aquela paisagem. Eu, o mundo, as outras pessoas, sem identidades, éramos todos um cenário. Ninguém queria saber sobre mim e eu não queria saber sobre ninguém, existíamos assim, no todo, presença sem particular. E os sons das ondas, das crianças, dos cachorros; as vozes. A primeira estrela e a noite ainda era clara, o mar ainda convidava à permanência naquele cenário. E o cheiro do mar me tirou daquela realidade e me levou a lembranças, memórias muitas, distantes e nem tanto, de fatos, de sensações, de pessoas, de épocas, de outros cheiros - de tangerina, por exemplo. E uma sensação de pertencimento me afetou, por causa daquele cheiro de mar que é lembrança antiga. O meu lugar é um lugar de mar, de andar ao lado do mar, de sentir o cheiro e o som e dormir com as ondas batendo. Um lugar com mar é o meu lugar. Esse mar é o meu mar - calmo, que me convida, que me inspira, que me deixa andar junto e brinca comigo molhando meus pés. Um lugar com a brisa do mar é o meu lugar, porque lá minhas memórias me lembram do particular, do íntimo, mas não me tiram do cenário. Lá eu sou cenário, mas pertenço. Noite escura, estrelada, linda!, noite acolhedora que ainda me chama. A noite é o sujeito e eu sou o seu cenário. Ficções.

3 comentários:

Érima de Andrade disse...

Inspirador! Bjs

Caroline Tavares disse...

O mar, o meu mar é mesmo! Bjs

Claudia Sciré disse...

o mar também faz parte do meu imaginário de mim mesma