sábado, 30 de outubro de 2010

Medicina Diagnóstica 2

Como pode ser inocente um pensamento-reflexão sobre um teatro que vira hospital.

Holter - a novela

Me dirigi à clínica ProEcho unidade Niterói para colocar o aparelho que gravaria por 24 horas meus batimentos cardíacos.

Preciso dizer que não foi fácil marcar o exame: liguei várias vezes para a Cardiolab Icaraí e Centro eles estavam "sem sistema"; liguei para a Amil buscando alternativas e eles me deram duas opções - Sérgio Franco e BabyCor, esta última não era viável por motivos óbvios e o SF podia agendar para o dia 24 de dezembro (sem comentários) na unidade Piratininga; fui para a internet e encontrei, no site da Amil, a rede ProEcho, só então liguei e agendei meu exame para um domingo de manhã.

O acesso à clínica não é dos melhores se você não estiver de carro. Peguei um táxi. Eles pedem para que o paciente (que eles transformam em impaciente em pouco tempo) chegue meia hora antes da hora marcada. Depois de preencher a guia do plano de saúde, a atendente disse: "é SÓ aguardar" - acho incrível elas usarem o SÓ. Aguardei meia hora, isso porque eu era a única paciente... até que surgiu uma outra pessoa para informar que o aparelho estava com defeito!

Eles só descobriram isso naquela manhã de domingo... e ainda queriam remarcar para terça ou quarta-feira. Eu não quis, expliquei que colocaria o holter por necessidade e não por diversão, por isso tinha pressa e por isso estava ali num domingo de manhã; peguei a guia da Amil e fui embora sem fazer muito alarde, no íntimo jurava que nunca mais voltaria, mas algo me dizia para silenciar.

Liguei novamente para a Amil, expliquei o caso, reclamei do atendimento deles pois não têm informações atualizadas para passar aos clientes e pedi que registrasse reclamação contra a ProEcho. Além das clínicas informadas no telefonema anterior, essa educadíssima atendente de telefone me deu nova opção.

Eu não tinha outra alternativa a não ser aguardar até o dia seguinte para continuar tentando, enquanto isso, as palapitações continuaram. Segunda-feira - dia útil - liguei e o Centro Médico Niterói não colocava holter pela Amil. Esqueci de mencionar que já tinha ligado para o HCN e o Centrocardio e eles também não colocavam. Tentei de novo as Cardiolabs, mas continuavam sem sistema.

[Escrevo à mão, à luz de velas, pois falta luz há duas horas e a Ampla ainda não deu o ar da graça.]

Voltando. Percebi que não conseguiria marcar o exame e entendi aquela intuição de domingo, liguei para a ProEcho e marquei para o dia seguinte. Lá estávamos eu e a guia da Amil para nova tentativa.

A colocação do aparelho é simples, 4 ou 5 eletrodos são colocados em determinados pontos do tórax e presos com esparadrapo antialérgico, eles são ligados a um aparelhinho que é fixo no paciente através de um cinto. OK. A moça tinha uma foto de um homem sem camisa com o aparelho. Fiquei super feliz, pois isso demonstrava o quanto ela estava preparada e segura para o procedimento..., não bastasse, o aparelho começou a apitar e ela colocava e tirava a pilha... Perguntei se aquele era o aparelho com defeito, respondeu que não sabia que tinha um aparelho com defeito, mas que não era aquele.

24 horas depois voltei para retirar. Algo me disse que podia não ser o fim. Na quinta-feira me ligam... eu teria que colocar o holter de novo, pois tinha dado problemas com a leitura... Por meio segundo pensei em ser educada, mas não deu, falei da incompetência da clínica, do absurdo, etc, etc. A moça disse: "a senhora tem disponibilidade amanhã?" Ela ouviu mais... como assim??? O cliente reclama, com toda razão, e o que ela diz? Nada, ela simplesmente não considera, finge que não ouviu e oferece novo horário como se fosse a coisa mais normal do mundo. Um caos. Marquei, sabendo que não me submeteria à incompetência deles mais uma vez.

Fui no dia seguinte pedir a guia, não queria que eles recebessem pelo que não fizeram. Mas a guia já tinha ido para o faturamento - essa parte funciona e rápido - a supervisora veio me atender, pedi um documento como garantia que eu retiraria a guia na semana seguinte, ela disse que não existia esse documento, expliquei-lhe que era só ela escrever num papel e assinar, ela disse não poder fazer isso e não tinha um supervisor da supervisora que pudesse fazê-lo, quer dizer, ninguém se responsabilizava. IMPRESSIONANTE.

Consegui resgatar a guia, mas precisei pedir outra à médica e ir até a agência Amil para autorizar, finalmente marquei na Cardiolab, tirei hoje e espero o resultado para o dia 8 de novembro, voltarei à médica dia 9, isto é, quase um mês depois da primeira consulta. Não tenho nada grave, se não já teria tido um "treco".

Detalhe 1: o primeiro exame não obteve leitura porque a colocadora de eletrodos achou que era um exame de tireóide e mama. Ela colocou oseletrodos completamente fora dos lugares adequaados, a foto-modelo não ajudou...
Detalhe 2: no episódio em que "soltei os cachorros" na simpática que oferecia novo horário na clínica incompetente, tive uma taquicardia, resultado da muita raiva que senti momentaneamente. Depois disso o coração voltou ao ritmo normal, desde então não tive mais palpitações, a burocracia da medicina diagnóstica acabou com meus sintomas... Será que é tudo proposital?

5 comentários:

Sandra Morena Lamhut disse...

Deus escreve certo por eletrodos tortos...kkk
Se tivesse que ter um piripac seria ali mesmo...
Que tal exercitar esse coraçãozinho??
Beijar na boca ajuda ms exercicios fisicos agem mais rápido.
Ai em Nikity tem trilhas incríveis, que tal?
bjks
Sandra

Érima de Andrade disse...

Tomara que seja sedentarismo mesmo... ai concordo com a Sandra, melhor uma trilha do que brigar na clinica...
Nos mantenha informadas, ok? beijos

Góthica disse...

Oi Carol,bom saber que parou as palpitações..é isso aí, como foi comigo é sedentarismo,ocupamos muito nossa mente,esquecemos do corpo(ainda luto contra isso)..toda raiva liberada acaba sendo antidoto contra todo o discaso que sofremos,amiga Bjos nesse coraçãozinho que precisava desabafar....Bjos da sempre amiga Rose..

Caroline Tavares disse...

Amigas, obrigada pela preocupação, mas eu não estou sedentária, faço Pilates e caminho na praia. Outra coisa, a reflexão que proponho é sobre valores e sobre a burocracia e o atendimento precário dos planos de saúde e clínicas conveniadas...

Lisandra disse...

Oi Carol! Etá nós... O resultado já saiu? Hj é dia 9!
E isso dos sintomas passarem por um tempo depois de tamanha incompetência das clínicas, já passei por isso. E o pior é que somos tratadas da pior forma possível, em um momento que a fragilidade e receios estão presentes. Mas, espero que tudo dê certo! E o que aconteceu em seguida? Beijinhosss