quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Mais ao Sul, de Paloma Vidal


Ultimamente tenho escapado para a literatura. Leituras poéticas, romances que decifram personagens, ficção. Parece mesmo um escapar, quando, em vez de ir dormir, pego um livro pra olhar. E pra olhar tem que ser ficção. Leio até terminar. Então viajo e vejo as minhas ficções.


"flertando com a ilusão de saber de onde eu vim.
Como se não houvesse uma descontinuidade intransponível entre uma vida e outra, entre uma geografia e outra,
...
Estaremos constituídos de restos de palavras que nos afetam e permanecem em nós, como marcas indestrutíveis, fendas que abrem caminhos definitivos que nunca ficam desertos?
...
Que pele é essa, tão branca, esses caminhos de veias, essa película quase transparente que me cobre?
...
A memória, uma engrenagem falha, engole os dias, as palavras, as imagens. Mas desse mesmo oco, de sua profundidade, emergem cenas de uma outra viagem.
...
(é um hábito que tem desde criança: já então se achava caótica e as pautas simétricas do papel prometiam uma ordem para suas ideias).
...
Não é fácil deixar-se levar. Confiar no corpo do outro.
...
É essa possibilidade de sobrevivência dos objetos que a faz respeitá-los, seja qual for o seu valor, como relíquias.
...
Deu um passo adiante erguendo a mala e equilibrou-se na soleira da porta, num limiar entre dois mundos.
...
cruel, como só os que se sentem injustiçados sabem ser.
...
Uma amiga se lembrou de mim quando leu num livro que a honestidade dos pássaros lhes prescreve firmeza de rumo. Durante o voo, ela leu, jamais reparam nas fronteiras que vão atravessando.
...
Continuo acalentando minha inveja dos pássaros, de sua incrível técnica. Deveria estar num momento de reflexão e autoconsciência; deveria olhar meu umbigo se expandir, cuidar do meu corpo, mas queria asas. No lugar, estes braços e pernas, mãos, uma boca que fala sem parar. Li que os escritores acabam sempre almejando o silêncio. Quero mais o canto dos pássaros. Está nos meus planos aprender a cantar, mas não agora: agora sou responsável e tenho prioridades. Leio o jornal. Empilho livros. Faço contatos."

Nenhum comentário: