segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Linha de Passe

Fui para o cinema com grande expectativa, ouvi e li muitos comentários favoráveis - vou parar de ouvir sobre filmes que pretendo assistir, tenho me decepcionado.

Achei lento; e olha que, quem me conhece sabe, gosto disso - não gostei dessa vez.

E angustiante.
Saí do cinema pensando que a angústia não era por aquelas personagens - ou por pessoas reais com aquela estrutura sócio-econômica-familiar-geográfica-etc.

A angústia era pela procura dO lugar.
E quem já não sentiu essa angústia?
Quantos de nós convive com ela diariamente?
E quantos fazem quase qualquer coisa para não repará-la, não pensá-la, não sentí-la, não vivê-la?

Eu sinto essa angústia. É, e talvez o filme tenha me desagradado, talvez me surpreendido, porque pensei que fosse assistir a um filme que abordasse, basicamente, a desigualdade, a falta de oportunidade de determinada parcela da população, principalmente das cidades grandes.

Mas não. Ele me remeteu à minha angústia, à minha procura, à minha falta.
Pra mim esse filme fala disso, independentemente de classe social, condição econômica ou posição geográfica - fala de busca e da angústia que ela pode causar.

2 comentários:

Claudia Sciré disse...

vc está certa... tem essa angústia permeante que acaba contagiando a gente... não há como fugir dela!
mesmo assim, gostei muito do fime.

Aline Miranda disse...

Quero ver esse filme, ainda não vi.
realmente ler críticas pode nos encher de expectativas, mas gosto de ler sobre o filme, saber o "por traz" que carrega.

Mas foi assim com "Desafinados", criei expectativas e me decepcionei.Mas não de todo.Afinal a angústia deixa um quê de melancolia musical na gente. E gosto disso.