instabilidade
consumo exagerado
poder
desengajamentocompetição
angústia
busca de satisfaçãoangústia
multiplicidade de opções
experimentação
excessoexperimentação
Agora me chamou a atenção um trecho no posfácio: "Somos convocados, como observou Ulrich Beck com acidez, a buscar soluções biográficas para contradições sistêmicas; procuramos a salvação individual de problemas compartilhados. Essa estratégia provavelmente não dará o resultado que perseguimos, pois deixa intactas as raízes da insegurança; além disso, é precisamente essa dependência de nosso saber e recursos individuais que produz no mundo a insegurança da qual queremos escapar."
Minha reflexão sobre o assunto pretende ser consciente e permanente, mas talvez esteja ainda muito embrionária, necessitando ainda de muitas leituras, diálogos, trocas, digestões e novas reflexões.
Por hora, mais uma citação para enriquecer a reflexão. Cito Leonardo Boff - sempre inspirador, em Saber Cuidar (2000): "Importa construir um novo ethos que permita uma nova convivência entre os humanos com os demais seres da comunidade biótica, planetária e cósmica; que propicie um novo encantamento face à majestade do universo e à complexidade das relações que sustentam todos e cada um dos seres. [...] De onde vamos derivar esse novo ethos civilizacional? Ele deve emergir da natureza mais profunda do humano. De dimensões que sejam por um lado fundamentais e por outro compreensíveis para todos. Se não nascer do cerne essencial do ser humano, não terá seiva suficiente para dar sustentabilidade a uma nova florada humana com frutos sadios para a posteridade."
2 comentários:
"Se não nascer do cerne essencial do ser humano, não terá seiva suficiente para dar sustentabilidade a uma nova florada humana com frutos sadios para a posteridade."
muito bonito...
"frutos sadios para a posteridade".. mto bom! nós temos q buscar esses frutos, plantar e colher esses frutos.. difícil, mas possível!
Bjo
Postar um comentário