quarta-feira, 14 de março de 2012

Doença autoimune e autorreconhecimento

Estou triste porque o Anselmo se foi em decorrência de uma doença autoimune - a doença de Still. Ficou quase três meses no hospital e agora deixou Carol com os gatinhos.

Síndromes autoimunes podem ser graves ou não; podem ser sistêmicas; são crônicas e produzidas por anticorpos que falham no reconhecimento do próprio organismo; as causas não são conhecidas, em algumas fala-se em tendência familiar; estão descritas no campo da reumatologia e são de difícil diagnóstico, talvez por poderem apresentar grande quantidade de sintomas em diferentes tipos de associações.

Eu tenho uma doença autoimune, a síndrome de Sjögren, por isso já li muito sobre o assunto, ouvi médicos, fiz exames, entendo a "lógica" da síndrome e estou feliz por ela se manifestar de forma muito branda em mim, já conversei e ouvi relatos de outros portadores e sei que a autoimunidade pode gerar quadros severos.

Ouço algumas pessoas dizerem que a causa é o estresse, que não podem ficar nervosas para não desencadear a doença. Acho que há uma pequena confusão sobre isso. Não é o simples ato de "ficar nervoso" que detona a doença, a coisa toda é mais sutil e, paradoxalmente, complexa. Creio que o estresse pode causar todas ou quase todas as doenças por se tratar de uma condição desestabilizadora, e o organismo em desequilíbrio está mais suscetível a adquirir e produzir doenças. Talvez seja difícil encontrar a palavra melhor para a condição promovedora das autoimunes, e aí facilita usar o termo estresse que significa quase tudo que se possa pensar em termos de causas e sintomas.

O ponto crucial das autoimunes está relacionado ao RECONHECIMENTO próprio. É preciso estar atento a isso: autorreconhecimento. Muito além do que se acredita comumente, o sistema imunológico é uma rede inteligente, e não apenas um sistema de defesa. Não há defesa sem reconhecimento. Eu tenho pensado em mim e na minha condição de portadora de doença autoimune a partir desta perspectiva.

Um comentário:

Érima de Andrade disse...

Você resumiu bem Caroline: não há defesa sem reconhecimento...

A vida sempre nos ensinando. Que a família do Anselmo fique em paz. bjs